Cálculo da Taxa Metabólica Basal

Quantas quilocalorias se devem ingerir por dia?

As quilocalorias que precisamos de ingerir por dia dependem de uma série de fatores nos quais se incluem a altura, o peso, a idade, o género, o exercício físico e também algumas condições fisiológicas especiais, como doença, gravidez, etc. Mas, para estimar de um modo fácil e rápido tomamos apenas em conta dois fatores de consumo energético: Taxa Metabólica Basal (TMB) e a Atividade Física.

O que é a TMB?

A TMB é o número total de quilocalorias necessárias para manter o nosso corpo a funcionar em repouso, excluindo, portanto, todas as atividades físicas. Precisamos de energia para manter o coração a bombear o sangue, para os movimentos respiratórios, para a digestão dos alimentos, renovação celular, manutenção da temperatura corporal e para todos os processos metabólicos e reações químicas do corpo.

Calcula a tua TMB (Taxa Metabólica Basal)

Calcula o teu IMC (Índice de Massa Corporal)

Powered by YAZIO

Apresentação de Resultados GAF

FITESCOLA

O programa FITNESSGRAM, avaliou durante 10 anos todos os alunos da Escola Básica 2, 3 Martim de Freitas, publicando-se anualmente uma análise estatística dos resultados, para conhecimento de toda a comunidade.

Todos os alunos foram avaliados na sua aptidão física em 3 componentes: a aptidão aeróbia, a composição corporal e a aptidão muscular (força muscular, resistência e flexibilidade).

Após esta avaliação eram entregues relatórios individualizados aos alunos, analisados e explicados esses relatórios. Durante estes anos foram sinalizados os alunos com sobrepeso e sempre que possível acompanhados em sessões individualizadas e nos casos mais graves, após ser dado conhecimento ao encarregado de educação, foram aconselhados a fazer uma consulta médica com um nutricionista.

Serve esta nota explicativa para informar que o FITNESSGRAM terminou, dando origem ao FITescola® , programa este apresentado publicamente pelo Ministério de Educação no final do ano letivo anterior.

O FITescola® foi concebido para avaliar e educar crianças e adolescentes acerca da aptidão física relacionada com a saúde, avaliando três componentes de aptidão física considerados importantes pela sua estreita relação com a saúde em geral e com o bom funcionamento do organismo.

Na prática, o FITescola®  continua a aplicar os mesmos testes do FITNESSGRAM, no entanto agora é feito um registo mais modernizado e com a possibilidade de visualização online dos resultados por parte do aluno, ao longo de todo o ciclo de estudos (desde o 5º ano até ao 12º ano).

Cada aluno, através de um registo acede apenas aos seus dados, consegue consultar os seus resultados e os resultados ao longo dos anos.

Estamos em crer que esta é uma ferramenta muito útil para um aumento da qualidade de vida dos nossos alunos, no presente e no futuro.

FITEscola - Acesso à área pessoal do aluno

Informamos que os alunos já podem a partir de agora aceder à sua área pessoal e consutar o seu relatório do FITEscola.

Como fazer para aceder?
Podes aceder através do link http://fitescola.dge.mec.pt/AcessoReservado.aspx (ou fazendo uma pesquisa no Google por FITEscola).

Como obtenho o meu login e a minha password?

1. Clicar no link do FITEscola;

2. Preencher o nome de utilizador com a primeira letra do primeiro nome, a primeira letra do 2º nome e o último nome completo, seguido da data de nascimento com dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e dois dígitos para o ano.

EXº: se o aluno se chamar Ana Maria Almeida Silva, nascida em 14/05/2002, o seu nome de utilizador é: amsilva140502

3. Depois deverá escrever a sua palavra passe, que para todos os alunos, na sua primeira utilização é password

4. Assim que entrares na plataforma FITEscola, obrigatoriamente terás que alterar a tua palavra passe.

5. Aconselhamos todos os alunos a preencherem o campo de email para que, caso se esqueçam, recuperem a sua password.

Se tiveres mais alguma dúvida, consulta o teu professor de Educação Física.

Gabinete de Aptidão Física

Objetivos

1. Realizar um trabalho específico de desenvolvimento da aptidão física e aconselhamento sobre boas práticas alimentares, actuando na prevenção e diminuição dos índices de obesidade e sobrepeso da população escolar;

2. Prevenir desequilíbrios e/ou défices alimentares e nutricionais;

3. Ensinar os alunos a enquadrar a actividade física como parte fundamental do seu quotidiano, aprendendo a avaliar os seus níveis de aptidão física, interpretar os resultados da avaliação e planear programas pessoais;

4. Avaliar um conjunto de capacidades físicas e valores antropométricos que permitam caracterizar a população escolar no que diz respeito à sua aptidão física e composição corporal;

5. Facultar aos alunos um meio para eles próprios aprenderem a avaliar e planear a sua actividade física.

ATIVIDADES A DESENVOLVER

1. Aplicar a bateria de testes Fitnessgram a todos os alunos do 2º e 3º ciclo;

2. Fornecer relatórios individuais a todos os alunos avaliados;

3. Analisar estatisticamente os resultados obtidos em cada ano lectivo;

4. Sinalizar os alunos com valores percentuais de Massa Gorda acima e abaixo da Zona Saudável de Aptidão Física (ZSAF) e indicar os casos mais problemáticos para a Oficina de Educação Física.

PROFESSORES ENVOLVIDOS

Professores de Educação Física e Professores envolvidos no Projecto Crescer Saudável.